O que analisar nas etiquetas de eficiência energética?

por mar 18, 2022

Aposto que você nunca parou para analisar as etiquetas de eficiência energética que vêm nos eletrodomésticos. Acertei? 🤔

Quando o quesito é economia de energia, temos alguns aliados que podem te ajudar nesse processo. Conheça eles:

➡️ Um dos selos mais conhecidos é o selo PROCEL, aquele do rostinho sorrindo, que indica que determinado equipamento tem menor consumo de energia dentro de cada categoria.

➡️ Outro selo aliado é o do INMETRO. Sua classificação de consumo é feita de A até G – sendo A os mais eficientes e o G menos eficientes. Além disso, ele também possui um código de cores que ajuda a identificar o consumo, do verde (mais eficiente) ao vermelho (menos eficiente).

➡️ Outra informação importante presente nos selos é a estimativas de KWH consumido por mês em cada equipamento, podendo ser calculada dependendo do seu hábito de consumo. A conta é simples: multiplica-se a potência do equipamento pelo número de horas utilizadas no mês, e pelo número de dias de uso mensal. O resultado precisa ser dividido por 1.000 e, então, terá a estimativa de consumo no mês.

Agora que você já sabe identificar pontos importantes nas etiquetas de eficiência energética, que tal compartilhar o post com algum amigo para conscientizá-lo também? 📤

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *